Porto de Itajaí


“PORTO DE ITAJAÍ”
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v  APRESENTAÇÃO

Constituído pelo Porto Público de Itajaí e demais terminais portuários instalados nas margens direita e esquerda da Foz do Rio Itajaí, instalações de apoio logístico em operações nas cidades de Itajaí e Navegantes e completa infraestrutura para embarque e desembarques de cargas Dry e Reefer, o Complexo Portuário do Itajaí é hoje a principal opção para o os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e um dos principais complexos do Brasil. Localização estratégica, moderna infraestrutura e mão de obra qualificada são os adjetivos que o identificam.



v  HISTÓRIA

As obras do porto foram iniciadas efetivamente em 1938 com a construção do primeiro trecho de cais, em estrutura de concreto armado com 233 metros de comprimento, pátios pavimentados em paralelepípedos e o primeiro armazém. A complementação do cais, com mais 570 metros, foi feita na década de 1950, totalizando 803 metros. Os trabalhos foram divididos em duas etapas e se prolongaram até meados de 1956, ano em que também teve início a edificação do primeiro armazém frigorífico do Porto de Itajaí.
O Porto de Itajaí foi considerado porto organizado em 1966 pelo decreto 58.780/66, que também criou a Junta Administrativa do Porto de Itajaí (Japi), responsável pela gestão e operação das atividades portuárias. A justificativa de organizar o porto era sua importância comercial e industrial no Vale do Itajaí e a necessidade de integrá-lo no sistema portuário nacional.
O Porto de Itajaí deu inicio com operação de Madeira e posteriormente com operação de cargas de açúcar, de produtos congelados e, logo em seguida, os contêineres, que hoje são o carro-chefe da movimentação.
O Porto de Itajaí foi municipalizado pelo período de 25 anos, renovável por mais 25. A partir daí o município assumiu a gestão do Porto e, foi promovido o arrendamento do Terminal de Conteineres (Tecon) a empresa de propósito específica Terminal de Conteineres do Vale do Itajaí (Teconvi), hoje APM Terminais Itajaí.

v  PERFIL DAS OPERAÇÕES





Tendo nas cargas conteinerizadas seu principal foco, hoje o Complexo Portuário do Itajaí ocupa a posição de segundo porto brasileiro com maior movimentação de contêineres e lidera o ranking entre os exportadores de congelados.

v  MOVIMENTO DE MERCADORIAS

Sendo tradicionalmente um porto de carga geral, o Porto de Itajaí vem apresentando um crescimento surpreendente nos últimos anos. Tendo embarcado/ desembarcado, apenas no cais comercial, 732 mil toneladas em 1990, superou pela primeira vez a marca de 1 milhão de toneladas em 1992. Os dados coletados em 2004, apresentaram movimentação de 5.713.943 toneladas. 

v  PRINCIPAIS MERCADORIAS

Ao longo dos anos recentes, as principais mercadorias movimentadas pelo Porto de Itajaí foram: madeira e derivados; frangos congelados (maior porto exportador do Brasil); cerâmicos; papel kraft; máquinas e acessórios; tabacos; veículos, têxteis; açúcar e carne congelada. Merece destaque a movimentação de contêineres, que coloca o Complexo Portuário de Itajaí na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas do Porto de Santos.

v  INFRAESTRUTURA

O Complexo Portuário do Itajaí conta com uma bacia de evolução de 750 metros de extensão, 400 metros de largura e profundidade de 11 metros. Dragagem já contratada deve garantir, a partir de 2011, a profundidade de 14 metros aos canais de acesso e bacia de evolução.

v  PORTO PÚBLICO

• Dois berços de atracação com 500 metros de extensão.
• Pátios asfaltados e alfandegados com o total de 60 mil metros quadrados.
• Retroporto alfandegado asfaltado de 25,5 mil metros quadrados.
• Centro Integrado de Atendimento (CIA) – edificação localizada defronte ao Porto para abrigar os escritórios das entidades intervenientes, no modelo one stop shop: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Departamento de Marinha Mercante, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ambulatório e posto do Banco do Brasil.
• Píer Turístico com um berço de atracação com 78 metros de comprimento e dois dolfins de amarração com distância entre si de 217 metros.
Localização: O Porto de Itajaí está localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 quilômetros de sua foz.

v  APM ERMINAIS ITAJAÍ

• Dois berços de atracação com a extensão de 535 metros de extensão.
• Área de 75 mil metros quadrados para armazenagem de contêineres, com 744 tomadas para contêineres reefer.
• Armazém com 1,5 mil metros quadrados.
• Dois porteineres da categoria pós-Panamax do tipo twin-lift para operações de navios com capacidade de até 7 mil TEU’s
• Três guindastes modelo Mobile Harbor Crane (MHC) com capacidade de 100 toneladas brutas.
• Dois guindastes modelo Mobile Harbor Crane (MHC) com capacidade de 140 toneladas brutas.
• 18 empilhadeiras modelo Reach Stacker com capacidade para 40 toneladas.
• Cinco empilhadeiras convencionais.
• Capacidade anual de movimentação de 590 mil TEU’s.
Localização: O APMT Itajaí está localizado em área contígua ao Porto Público de Itajaí

v  TERMINAL PORTUÁRIO BRASKARNE

• Área total de 36,02 mil metros quadrados.
• Área alfandegada de 32,9 mil metros quadrados.
• Píer com 150 de extensão e capacidade para navios com até 176 m de comprimento e 30 mil tons.
• Calado de 9,8 m.
• 2 armazéns para carga geral com 4 mil m².
• Área climatizada (de 0°C à 10°C) para inspeções de produtos refrigerados ou congelados.
• Terminal de Contêineres com 438 plugs para contêiner reefer e 1 mil posições para Dry Boxes 20’.
• 2 Reach Stackers.
Localização: O Terminal Portuário Braskarne está localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, em área contigua ao Porto Público de Itajaí.

v  TROCADEIRO PORTOS E LOGÍSTICA

• Berço de atracação de 150 metros de extensão.
• Terminal de barcaças oceânicas.
• Profundidade de 9 metros.
• Armazém de 3 mil metros quadrados.
Localização: O Trocadeiro Portos e Logística está instalado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, distante 8 quilômetros da foz do rio com o Oceano Atlântico.

v  POLY TERMINAIS

Em operações:
• Píer de atracação com extensão de 80m.
• Área total de 85 mil m².
• Dois tanques para granel líquido com capacidade para 8 mil m³.
Projeto:
• Pátio para contêineres com 80 mil m².
• Píer de atracação com extensão de 300m.
• Armazém para carga geral com área de 9 m².
• Um guindaste modelo MHC.
Localização: A Poly Terminais está localizada na margem direita do Rio Itajaí-Açu, a 3,5 quilômetros do trevo das rodovias BR 101 e Jorge Lacerda, o que permite a fácil conexão com o Norte, Sul e interior de Santa Catarina.

v  TERMINAL BARRA DO RIO (projeto)

Primeira fase das obras:
• Cais de atracação com 372m e calado inicial de 9m.
• Sede administrativa com 500m².
• Armazém para carga geral com 8 mil m².
• Câmara frigorífica com capacidade para 1,5 mil toneladas e 1,2 mil posições pallets.
• Gate com duas balanças rodoviárias.
Segunda fase das obras:
• Ampliação do cais em 191m.
• Ampliação da área de armazenagem de carga geral para 16 mil m².
• Aquisição de mais duas balanças rodoviárias.
• Edificação de pátio para contêineres com área de 47 mil m².
Localização: O Terminal Barra do Rio está em fase de construção na margem direita do Rio Itajaí-Açu e distante a 4 quilômetros da bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí, com acesso direto pela rodovia BR-101.

v  TEPORTI ITAZÉM

• Área alfandegada de 49 mil m² [expansível para 800 mil m²].
• Um berço de atracação com extensão de 150m [expansível para 450m² e três berços].
• Terminal operando no sistema de Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), com área total de 140 mil m².
• Câmara frigorífica com capacidade para 6 mil toneladas e 5 mil posições pallets.
• Armazém para carga seca com 37 mil m².
• Terminal para contêineres dry com capacidade de 8,15 mil TEU’s.
• Terminal para contêineres reefer com capacidade de 1,2 mil TEU’s.
• Entreposto frigorífico com habilitação para Lista Geral, Lista Especial e Federação Russa.
• Pré-stacking.
• Unitização e desunitização de contêineres.
• Paletização.
• Vistorias Vigiagro, Receita Federal, Ibama, Anvisa e outros.
• Gerador elétrico de back-up.
• Seis empilhadeiras convencionais para 3 a 4 toneladas.
• Quatro empilhadeiras elétricas.
• Estacionamento para 300 caminhões.
• Três empilhadeiras Reach Stacker para 47 toneladas.
• Dois gates com balança.
• Quatro paleteiras elétricas.
Localização:
O Terminal Portuário Teporti/Itazém está localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, a 9 quilômetros do Porto Público de Itajaí e próximo à rodovia BR 101.


v  NECESSIDADES E SOLUÇÕES DO PORTO DE ITAJAI

O reposicionamento do canal de acesso ao porto de Itajaí corre o risco de não atingir o objetivo de permitir que navios de 7.400 TEUs. Para os práticos, a largura projetada do canal de acesso na barra, de 144 metros, não permitirá o tráfego seguro dos navios pretendidos, de 300 metros de comprimento e 45 metros de boca (largura) — o limite atual é de 278 metros de comprimento e 40 metros de boca.

v  INFORMAÇÕES GERAIS

Restrições à navegação: Atualmente navios acima de 235 metros de comprimento somente podem manobrar à luz do dia. Tamanho máximo de navios que podem operar no complexo portuário: 286 metros de comprimento
Reparos em navios: Existem oficinas que podem efetuar pequenos reparos em navios, mas não há estaleiros com capacidade para docagem.

v  TERMINAL DE CRUZEIRO
Primeiro píer exclusivo para passageiros alfandegado e fora da área portuária do Brasil, o Píer Guilherme Asseburg está inserido no Centro Histórico de Itajaí e é dotado da infraestrutura necessária para receber navios de passageiros em rotas nacionais e internacionais, composta por píer com 78 metros de comprimento e dolfins de amarração com distancia de 250 metros entre eles, calado de 10 metros, além de salas para embarque e desembarque (check-in e check-out). O local ainda abriga instalações da Polícia Federal e Receita Federal, acessos isolados para serviços e também áreas de lazer destinadas às tripulações dos navios. Click na imagem a baixo para ir para o site.




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