“PORTO DE IMBITUBA”
Abaixo assista ao Vídeo Institucional
v ORIGEM
Com a descoberta das jazidas de carvão no sul do estado de
Santa Catarina no final do século passado, Imbituba foi escolhida para local do
porto de escoamento desse mineral, que seria transportado desde as minas por
uma estrada de ferro então em construção.
Entretanto, como os projetos de lavra não prosperaram de
imediato, a implantação das instalações portuárias tiveram início somente no
decorrer do ano de 1919.
Em 1922 foi criada a Companhia de Mineração de Carvão do
Barro Branco e, em 12 de novembro do mesmo ano, surgiu a Companhia Docas de
Imbituba, que viria a obter, pelo Decreto nº 7.842, de 13 de setembro de 1941,
a concessão para executar os melhoramentos e explorar comercialmente o porto.
Nessa nova fase das obras, os primeiros 100m do cais de atracação foram
inaugurados em 4 de maio de 1942.
v ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital privado
Companhia Docas de Imbituba (CDI).
v LOCALIZAÇÃO
Está localizado numa enseada aberta, junto à ponta de
Imbituba, na cidade de mesmo nome, no litoral sul do estado de Santa Catarina.
v ÁREA DE INFLUÊNCIA
É
compreendida pelos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
v ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
Conforme a Portaria-MT nº 1.040, de 20/12/93 (D.O.U. de
22/12/93), a área do porto organizado de Imbituba, no estado de Santa Catarina,
é constituída:
a) pelas instalações portuárias existentes na cidade de
Imbituba, inscrita na poligonal que contém a superfície contornada pela linha
que se inicia na lateral externa daraiz do molhe de Imbituba e se desenvolve
pela costa até encontrar a Av. Manoel Florentino Machado e, sobre essa, se
prolonga até os limites com a ICC, fechando com linha reta imaginária até o
pontoinicial, distinguindo-se sobre o seu curso o Saco Cova do Boi, Saco da
Cabra, Ponta do Ferreira e Pontal, abrangendo todos os cais, docas, pontes e
píeres de atracação e de acostagem, armazéns, edificações em geral e vias
internas de circulação rodoviária e ferroviária e ainda os terrenos ao longo
dessas áreas e em suas adjacências pertencentes à União, incorporados ou não ao
patrimônio do porto de Imbituba ou sob sua guarda e responsabilidade;
b) pela infra-estrutura de proteção e acessos aquaviários,
compreendendo as áreas de fundeio, bacias de evolução, canal de acesso e áreas
adjacentes a esse até as margens das instalações terrestres do porto
organizado, conforme definido no item "a" acima, existentes ou que
venham a ser construídas e mantidas pela Administração do Porto ou por outro
órgão do poder público.
v ACESSOS
· RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba
pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas:
Manoel Florentino Machado (sul) e Marieta Konder Bornhausen (norte).
· FERROVIÁRIO – Pela Estrada de Ferro Tereza Cristina S/A,
malha Tereza Cristina, antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da Rede
Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
· MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta,
não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é
obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento, sendo a profundidade
mínima na área de 10,5m.
v INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 4
berços, todos com 9,5m de profundiade:
Berço 1 – 140m de comprimento, com instalações especiais
para granéis líquidos, podendo operar congelados, carga geral e contêineres;
Berço 2 – com 168m de comprimento, com instalações
especiais para congelados e granéis líquidos, podendo operar carga geral e
contêineres. O berço que é praticamente um prolongamento do Berço 1, com a construção
das câmaras frigoríficas da Frangosul tornou-se preferido para as exportações
de frango frigoríficado;
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações
especiais para granéis sólidos, é utilizado também para movimentação de
contêineres no Terminal de Contêineres – TECON, com área de 25.855m² com
pavimentação alfáltica, cercado por alambrado e devidamente iluminado, para
operação noturna com capacidade de movimentação de 1.500TEU’s.
A armazenagem coberta para carga geral oferecida pela Cia.
Docas de Imbituba atinge 4.425m²; a de granéis líquidos, em tanques atinge
8.793m³; as áreas de pátio para granéis sólidos 60.225m², área de apoio do cais
de ro-ro 10.070m², área de contêineres vazios 118.909m², área de
desconsolidação e consolidação de contêineres 3.742m², praça de carvão
100.190m² e o terminal de contêineres 25.855m², totalizando 318.991m². Além
dessas existe as armazenagens oferecidas por terceiros, como o armazém
frigorífico de 3.800t, da Frangosul com área de 2.153m², o armazém da Store com
6.000m² e os armazéns da Fertisanta que totalizam 15.128m², além dos pátios da
Fertisanta 1.000m² e da Cimport 4.000m².
v EQUIPAMENTOS
9 empilhadeiras, sendo: 2 Belotti para 40t; 1 Milan para
30t; 4 Yale para 2,5t; 2 Yale para 4t. 4 guindastes, sendo: 1 Kranbau para 10t;
2 Stother Pitt para 3t; 1 Takaf Canguru para 16t; 2 Villares sobre esteiras
para 32t; 1 Villares sobre esteira para 2,5t; 1 Shipyloader para 60t. 3 pás
carregadeiras Caterpillar para 5m3; 3 tratores, sendo: 1 sobre esteira D-6 para
14,3t; 1 Agrale, agrícola para 1,76t; 1 Agrale tanque para 4,2 m3; 1 motocultor
Tobata (roçadeira) 14 Cv; 1 compressor Atlascopco.
v FACILIDADES
–
Fornecimento de água a navios ao longo do cais em 7 pontos, de 12,5m3/h cada
um.
–
Fornecimento de energia elétrica por meio de 7 tomadas de 220V.
–
Iluminação de vapor de mercúrio.
–
Tomadas para contêiner frigorificado: 48 tomadas de 440V.
v COMPANHIA DOCAS DE IMBITUBA (CDI) (SEDE)
Av.
Graça Aranha, 226 – 12º andar – Castelo
CEP:
20030-001 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.:
(21) 2240-4445
Telefax:
(21) 2220-1538
e-mail:
docas@cdiport.com.br
www.cdiport.com.br
PORTO
DE IMBITUBA
Av.
Presidente Vargas, 100
CEP:
88780-000 – Imbituba (SC)
PABX:
255-0265, 255-0080
Tel.:
(48) 255-0273,
Telefax:
(48) 255-0701
e-mail:
docas@cdiport.com.br
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