“PORTO DE IMBITUBA”
Abaixo assista ao Vídeo Institucional
v ORIGEM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglHNLLwPd8NbZJ746OYKmm07fZd84GnbYCaClYCwHTQOnEvG56g1NlV6SEVw6mmDfNV94BKWWes8ga9kP8AAb0XyHb_q6uCBugL2AwsyWSmuzwphpaVZyW76NMcxkJD4GHWHYqn0GU5pw/s1600/Porto+de+Imbituba+002.jpg)
Entretanto, como os projetos de lavra não prosperaram de
imediato, a implantação das instalações portuárias tiveram início somente no
decorrer do ano de 1919.
Em 1922 foi criada a Companhia de Mineração de Carvão do
Barro Branco e, em 12 de novembro do mesmo ano, surgiu a Companhia Docas de
Imbituba, que viria a obter, pelo Decreto nº 7.842, de 13 de setembro de 1941,
a concessão para executar os melhoramentos e explorar comercialmente o porto.
Nessa nova fase das obras, os primeiros 100m do cais de atracação foram
inaugurados em 4 de maio de 1942.
v ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital privado
Companhia Docas de Imbituba (CDI).
v LOCALIZAÇÃO
Está localizado numa enseada aberta, junto à ponta de
Imbituba, na cidade de mesmo nome, no litoral sul do estado de Santa Catarina.
v ÁREA DE INFLUÊNCIA
É
compreendida pelos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
v ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0IrMdyN98GrZJ3f0amM5Q3kHshzniQsrBBsGIox3KxcaD6zdWirQF-qePWAr3fc2jjAa2QEDIpP3TxYE6Jw42ut9IkLfvQ7aMKxUXDPoiXEsLUXihDLytY-WcE1U-MuNXlwxuEMSLvak/s320/Porto+de+Imbituba+001.jpg)
a) pelas instalações portuárias existentes na cidade de
Imbituba, inscrita na poligonal que contém a superfície contornada pela linha
que se inicia na lateral externa daraiz do molhe de Imbituba e se desenvolve
pela costa até encontrar a Av. Manoel Florentino Machado e, sobre essa, se
prolonga até os limites com a ICC, fechando com linha reta imaginária até o
pontoinicial, distinguindo-se sobre o seu curso o Saco Cova do Boi, Saco da
Cabra, Ponta do Ferreira e Pontal, abrangendo todos os cais, docas, pontes e
píeres de atracação e de acostagem, armazéns, edificações em geral e vias
internas de circulação rodoviária e ferroviária e ainda os terrenos ao longo
dessas áreas e em suas adjacências pertencentes à União, incorporados ou não ao
patrimônio do porto de Imbituba ou sob sua guarda e responsabilidade;
b) pela infra-estrutura de proteção e acessos aquaviários,
compreendendo as áreas de fundeio, bacias de evolução, canal de acesso e áreas
adjacentes a esse até as margens das instalações terrestres do porto
organizado, conforme definido no item "a" acima, existentes ou que
venham a ser construídas e mantidas pela Administração do Porto ou por outro
órgão do poder público.
v ACESSOS
· RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba
pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas:
Manoel Florentino Machado (sul) e Marieta Konder Bornhausen (norte).
· FERROVIÁRIO – Pela Estrada de Ferro Tereza Cristina S/A,
malha Tereza Cristina, antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da Rede
Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
· MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta,
não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é
obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento, sendo a profundidade
mínima na área de 10,5m.
v INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 4
berços, todos com 9,5m de profundiade:
Berço 1 – 140m de comprimento, com instalações especiais
para granéis líquidos, podendo operar congelados, carga geral e contêineres;
Berço 2 – com 168m de comprimento, com instalações
especiais para congelados e granéis líquidos, podendo operar carga geral e
contêineres. O berço que é praticamente um prolongamento do Berço 1, com a construção
das câmaras frigoríficas da Frangosul tornou-se preferido para as exportações
de frango frigoríficado;
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações
especiais para granéis sólidos, é utilizado também para movimentação de
contêineres no Terminal de Contêineres – TECON, com área de 25.855m² com
pavimentação alfáltica, cercado por alambrado e devidamente iluminado, para
operação noturna com capacidade de movimentação de 1.500TEU’s.
A armazenagem coberta para carga geral oferecida pela Cia.
Docas de Imbituba atinge 4.425m²; a de granéis líquidos, em tanques atinge
8.793m³; as áreas de pátio para granéis sólidos 60.225m², área de apoio do cais
de ro-ro 10.070m², área de contêineres vazios 118.909m², área de
desconsolidação e consolidação de contêineres 3.742m², praça de carvão
100.190m² e o terminal de contêineres 25.855m², totalizando 318.991m². Além
dessas existe as armazenagens oferecidas por terceiros, como o armazém
frigorífico de 3.800t, da Frangosul com área de 2.153m², o armazém da Store com
6.000m² e os armazéns da Fertisanta que totalizam 15.128m², além dos pátios da
Fertisanta 1.000m² e da Cimport 4.000m².
v EQUIPAMENTOS
9 empilhadeiras, sendo: 2 Belotti para 40t; 1 Milan para
30t; 4 Yale para 2,5t; 2 Yale para 4t. 4 guindastes, sendo: 1 Kranbau para 10t;
2 Stother Pitt para 3t; 1 Takaf Canguru para 16t; 2 Villares sobre esteiras
para 32t; 1 Villares sobre esteira para 2,5t; 1 Shipyloader para 60t. 3 pás
carregadeiras Caterpillar para 5m3; 3 tratores, sendo: 1 sobre esteira D-6 para
14,3t; 1 Agrale, agrícola para 1,76t; 1 Agrale tanque para 4,2 m3; 1 motocultor
Tobata (roçadeira) 14 Cv; 1 compressor Atlascopco.
v FACILIDADES
–
Fornecimento de água a navios ao longo do cais em 7 pontos, de 12,5m3/h cada
um.
–
Fornecimento de energia elétrica por meio de 7 tomadas de 220V.
–
Iluminação de vapor de mercúrio.
–
Tomadas para contêiner frigorificado: 48 tomadas de 440V.
v COMPANHIA DOCAS DE IMBITUBA (CDI) (SEDE)
Av.
Graça Aranha, 226 – 12º andar – Castelo
CEP:
20030-001 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.:
(21) 2240-4445
Telefax:
(21) 2220-1538
e-mail:
docas@cdiport.com.br
www.cdiport.com.br
PORTO
DE IMBITUBA
Av.
Presidente Vargas, 100
CEP:
88780-000 – Imbituba (SC)
PABX:
255-0265, 255-0080
Tel.:
(48) 255-0273,
Telefax:
(48) 255-0701
e-mail:
docas@cdiport.com.br
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